Clara Destaque

sexta-feira, 26 de julho de 2024

Serviços estaduais de saúde já podem ser acessados pelo Poupatempo


 Informações como agendamentos de exames e programa “Filho que ama leva o Pai ao AME” estão disponíveis via aplicativo ou site

A partir de agora, informações sobre alguns dos serviços de saúde do Governo de São Paulo estão disponíveis por meio do aplicativo do Poupatempo. A população pode ter acesso, por exemplo, ao itinerário das carretas da mamografia, que percorrem os municípios paulistas oferecendo exames gratuitos para mulheres a partir dos 35 anos com o objetivo de promover o diagnóstico precoce do câncer de mama.

As pessoas interessadas devem abrir o aplicativo ou o site do Poupatempo, selecionar a aba “Saúde”, escolher a opção “Mulheres de Peito”, clicar em “Consultar itinerário das Carretas da Mamografia” e, por último, clicar em “Iniciar”. Em poucos segundos, será possível verificar a localização da carreta mais próxima de sua região.

O programa “Mulheres de Peito” também já está disponível no app e no portal do Poupatempo, auxiliando no agendamento de mamografias e direcionando as ligações para o telefone 0800-779-0000, da Central de Regulação de Oferta de Serviços do Estado (Cross). Por meio do “0800”, as mulheres entre 50 e 69 anos que não fizeram mamografia nos últimos dois anos podem agendar o exame mesmo sem pedido médico.

Ainda pelo Poupatempo é possível acessar informações sobre o programa “Filho que ama, leva o Pai ao AME”, que atende homens a partir dos 50 anos sem necessidade de encaminhamento médico. Nos AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades), são oferecidos, aos sábados, exames preventivos nas áreas de cardiologia e urologia, visando rastrear ativamente o câncer de próstata e incentivar a realização de exames preventivos para detecção precoce da doença, bem como a oportunidade de os filhos acompanharem seus pais no “check-up”.

Agora, os exames podem ser solicitados com a ajuda do aplicativo Poupatempo, que irá direcionar as ligações para o telefone 0800-779-0000, da Cross.

“A inclusão dos serviços de saúde estaduais no Poupatempo, portal do cidadão paulista para outros serviços ofertados pelo Estado, tem como objetivo incluir e ampliar o acesso da população por meio da transformação digital, que gradativamente integrará as informações de saúde das pessoas”, explica Maria Cristina Balestrin, coordenadora de Saúde Digital da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP).

Segundo ela, em breve outros programas de saúde serão incluídos no Poupatempo, como, por exemplo, informações sobre a posição dos pacientes que aguardam na lista de espera da Central de Transplantes de órgãos e tecidos, check-list do programa Vida sem Nicotina e a localização georreferenciada de hospitais, farmácias e hemocentros, dentre outras.

 Portal do Governo


G20: ministros de Finanças debatem revisão de fundo verde

Agencia Brasil


Encontro encerra com comunicado final sobre temas econômicos

A 3ª reunião de Ministros de Finanças e Presidentes de Bancos Centrais do G20 termina nesta sexta-feira (26) com debate sobre questões relacionadas ao financiamento sustentável. Um dos temas que será colocado na pauta é a proposta brasileira de revisão dos fundos multilaterais climáticos, os chamados fundos verdes. Outro assunto será acerca das infraestruturas resilientes, adaptadas para lidar com os impactos ambientais.

“É um tema importante que quisemos trazer para o centro dessa sessão. Nós tivemos no Brasil tragédias recentes, como no caso das enchentes no Rio Grande do Sul, a seca na Amazônia, os fogos no Pantanal”, destaca a embaixadora Tatiana Rosito, secretaria de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda e coordenadora da Trilha de Finanças do G20, em entrevista nessa quinta-feira (25).

Antes do encerramento, os presentes ainda deverão debater a arquitetura financeira internacional e a reforma dos bancos multilaterais de desenvolvimento. Este é um tema considerado prioritário para o Brasil.

Além do comunicado final da reunião, deverá ser divulgada uma declaração do Ministério da Fazenda e outra da presidência brasileira do G20. Essa última será focada em questões geopolíticas.

Ao fim do primeiro dia da reunião nessa quinta-feira, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, adiantou que constará um reconhecimento, no texto final do encontro, de que é necessário aprofundar discussões sobre a taxação dos super-ricos. Segundo ele, o tema agora está incluído na agenda internacional.

A reunião compõe a intensa programação de atividades do G20, realizado no Rio de Janeiro. As delegações participantes debateram as perspectivas para o crescimento econômico, o processo de desinflação, geração de emprego, regulação do sistema financeiro e tributação internacional.

A relação entre as políticas macroeconômicas e as desigualdades também foi abordada. “Esse tema foi colocado pela presidência brasileira e contou com grande aceitação”, afirmou Tatiana Rosito.

De acordo com a embaixadora, entre os membros do G20, países convidados e organizações internacionais, há 77 delegações participantes. Esse número leva em conta que o Ministério de Finanças e o Banco Central de um mesmo país possuem delegações diferentes. Considerando todos os inscritos, são ao todo mais de 470 delegados.

As 19 maiores economias do mundo, bem como a União Europeia e mais recentemente a União Africana, têm assento no G20. O grupo se consolidou como foro global de diálogo e coordenação sobre temas econômicos, sociais, de desenvolvimento e de cooperação internacional.

Em dezembro do ano passado, o Brasil sucedeu a Índia na presidência. É a primeira vez que o país assume essa posição no atual formato do G20, estabelecido em 2008. No fim do ano, o Rio de Janeiro sediará a Cúpula do G20, e a presidência do grupo será transferida para a África do Sul.


Agencia Brasil – Edição: Carolina Pimentel

 

quinta-feira, 25 de julho de 2024

Tupi Paulista – Prefeitura cria Conselho Municipal de Turismo




Com o objetivo de fomentar a atividade turística e o desenvolvimento das potencialidades do município, a Prefeitura de Tupi Paulista criou Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), através da Lei nº 4.280/2024 e deu posse na última terça-feira (23), aos integrantes nomeados pelo Decreto Municipal nº 7637/2024.

O Conselho de Turismo é formado por 18 integrantes da sociedade civil e 08 integrantes do poder público com membros titulares e suplentes, O COMTUR tem caráter consultivo, deliberativo, fiscalizador e formulador de política pública voltada para o turismo.

O mandato dos conselheiros é para o biênio 2024/2026, com direito a recondução.

Secretário de Governo Senhor Dorival Blini, formalizou a posse dos membros do conselho e em seguida, realizou a eleição, onde de forma unânime foi eleita a seguinte Diretoria: presidente, Emerson Pereira Blaia; vice-presidente, Silvia Inês Felippe de Souza Colnago; 1ª Secretária, Joseane Cristina Costa Vinhas; 2ª Secretária, Michele de Souza Ribeiro Andrade; 1ª Tesoureira, Mariusa de Fátima Frasson; 2ª Tesoureira, Natália Taketa. Estando os eleitos presentes, foram empossados de imediato, passando a partir desta data a exercer os poderes inerentes ao cargo.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Tupi Paulista

quarta-feira, 24 de julho de 2024

25 de julho: Dia Mundial da Prevenção do Afogamento


Saiba o que é segurança aquática, as dicas e cuidados em aulas de natação oferecidas na Metodologia Gustavo Borges 

Com o crescimento do número de pessoas que desfrutam do meio aquático, seja para o banho, a prática de esportes, o transporte, ou mesmo para trabalho, se tornou fundamental falar sobre o que é segurança aquática.

Podemos definir o termo como a prevenção contra o afogamento. Essa é a relevância do que instituições como a Sobrasa (Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático) fazem. Investir na prevenção, mostrando os principais cuidados que devem ser tomados, é a melhor maneira de conscientizar a população brasileira sobre esse grave problema.

Dentro dessa ideia, as escolas de natação se tornam essenciais para que esse trabalho ganhe um alcance ainda maior.

O projeto Piscina + Segura, do qual a Metodologia Gustavo Borges fez parte juntamente com o Sobrasa, foi uma das maneiras encontradas para repassar essas informações, elucidando a importância do tema.

Atualmente, a mortalidade por esse motivo:

  • É a primeira de óbito de 1 a 4 anos;
  • A segunda causa entre 5 e 9 anos;
  • 3ª causa entre 10 e 14 anos;
  • Os homens morrem sete vezes mais afogados;
  • Um turista morre afogado a cada dois dias
  • Afogamento tem risco de morte 200 vezes maior que acidentes de trânsito.

Então, apesar dos cuidados serem diferentes, é preciso conhecer o que é segurança aquática, como prevenir e, principalmente, ter atenção extrema ao meio aquático, mesmo aqueles que já sabem nadar.

Dicas de segurança na água 

O objetivo da natação parte de um só: educar. Além de educar as crianças em relação aos fundamentos e nados, ao desenvolvimento social, motor e cognitivo, a natação também pretende conscientizá-las com passos simples para prevenir afogamentos, como reconhecer riscos e quais cuidados são necessários.

As crianças que praticam esporte e são educadas na piscina sobre segurança em aulas de natação podem, ainda, ensinar os pais e responsáveis em casa, porque aprendem que prevenir é salvar.

Principais dicas de segurança aquática 

  • Atenção 100% nas crianças

É essencial que as crianças sempre entrem na piscina ou no mar acompanhadas de um adulto, mesmo que saibam nadar. O recomendado é que a distância entre eles não ultrapasse o comprimento dos braços, principalmente em águas naturais, nas quais a correnteza pode dificultar o acesso. Além disso, sempre que o responsável sair da água, a criança deve sair junto.

  • Procure por guarda-vidas

A principal garantia que você terá quando o assunto é segurança aquática é a presença de um guarda-vidas. Principalmente em ambientes maiores, como em piscinas públicas ou praias, se atentar às indicações do profissional é fundamental para evitar que os incidentes aconteçam.

Essas são as dicas mais importantes ao falar sobre cuidados no meio aquático. Contudo, além delas, outros cuidados com segurança aquática que se deve ter:

  • Saiba o número de emergência: 193;
  • Nunca brinque de pedir socorro;
  • Respeite as sinalizações de segurança;
  • Verifique a profundidade da água;
  • Retire os brinquedos da piscina e do entorno após o uso.
  • Oriente as crianças a não correrem ao redor da piscina e não empurrarem os outros;
  • Limite o acesso das crianças às áreas de piscinas com grades de proteção e cobertura quando não estiverem usando;
  • Cuidado com recipientes que podem acumular água (como baldes, caixas d’águas e aquários);
  • Utilize ralos de fundo antissucção e meios de interrupção da bomba (como a trava no motor);
  • No caso dos adultos, evite beber álcool e entrar em meios aquáticos em seguida (principalmente em rios, mares e cachoeiras).

Cuidados em aulas de natação 

Uma das principais dicas para segurança aquática, independentemente da idade, é aprender a nadar. Além de a prática ser essencial para que as crianças saibam se comportar dentro do meio, também permite que tenham mais consciência do que podem ou não fazer em piscinas, mares e rios. Ainda assim, é vital ressaltar que, principalmente no caso das crianças, mesmo que elas saibam nadar, devem ter o acompanhamento de responsáveis.

Sendo assim, algumas ações que o que o professor deve fazer para garantir a segurança na aula de natação:

  • Incentivar e garantir o acompanhamento de pais ou responsáveis até, pelo menos, 3 anos de idade;
  • Orientar para que as crianças não corram ao redor da piscina (pois o piso pode ser escorregadio), além de evitar que pulem diretamente nos equipamentos, como pranchas e boias.
  • Promover a educação por meio da natação. Ao falar sobre educação por meio da natação, o processo de aprendizagem lúdico não pode ficar fora. É ele que vai gerar manifestações positivas que estimulam a criatividade, a espontaneidade, a afetividade e o prazer.

Essa abordagem não deve ser inserida apenas como forma de atingir um determinado objetivo, mas, sim, como elemento básico de motivação para os alunos.

Por isso, uma das principais dicas de segurança para aulas de natação é fazer isso em um local que siga uma Metodologia de Excelência, como é o caso da MGB. Além de ter níveis específicos para cada idade, a Metodologia Gustavo Borges respeita o desenvolvimento e a individualidade de cada aluno. Assim, é possível promover a autonomia e a segurança aquática.


terça-feira, 23 de julho de 2024

“Ninguém pode saber em quem você votou”, diz presidente do TSE


Da esq. para a dir.: a juíza assessora da presidência, Fernanda Colombini, a secretária-geral da presidência do TSE, Andréa Maciel Pachá, o presidente do TRE-SP, desembargador Silmar Fernandes, a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, a juíza assessora da corregedoria, Maria Helena Steffen Toniolo Bueno, o vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador José Antonio Encinas Manfré, e o diretor-geral do TRE-SP, Claucio Corrêa

 A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, fez uma visita institucional na manhã desta terça (23) ao Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP). Ela foi recebida pelo presidente da Corte Eleitoral paulista, desembargador Silmar Fernandes, e pelo vice-presidente, desembargador José Antonio Encinas Manfré.

Durante a visita, a ministra destacou a importância de que todos os eleitores e eleitoras saibam que o voto é sigiloso e que não precisam se submeter a nenhum tipo de pressão para votar em determinados candidatos. “O voto é inviolável, ninguém pode entrar com o celular na cabine de votação e ninguém pode saber em quem você votou. Isso precisa ficar claro para o eleitor.”

A presidente do TSE também falou no encontro sobre os desafios para ampliar a participação feminina na política. “O discurso de ódio contra a mulher é muito cruel. Contra o homem, ‘é ladrão, é preguiçoso, é vagabundo’. Contra nós, é sexista, misógino e machista. E esse discurso não afeta só a mulher, mas toda a sua família. Aí muitas vezes a família, os filhos, acabam pedindo para que a mulher não continue na carreira política”, afirmou a ministra, ressaltando que há risco de que esse discurso de ódio contra as mulheres provoque o retrocesso em muitas conquistas femininas. “Isso precisa mudar.”

O presidente do TRE-SP apresentou para a ministra um levantamento que mostra que 63% do corpo funcional do Tribunal paulista é formado por mulheres, que também estão em cerca de metade dos cargos de chefia. O enfrentamento à desinformação e a implantação do Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia (CIEDDE) também estiveram na pauta da conversa.

Participaram da reunião a secretária-geral da Presidência do TSE, Andréa Maciel Pachá, a juíza assessora da Presidência do TRE-SP, Fernanda Colombini, a juíza assessora da Corregedoria, Maria Helena Steffen Toniolo Bueno, e o diretor-geral, Claucio Corrêa.

A ministra visitou ainda o plenário do TRE-SP, o Espaço Democrático Poeta Paulo Bomfim ­— sala de exposições do Tribunal —  e um anexo onde servidores e servidoras estão trabalhando nos preparativos das urnas eletrônicas para a eleição deste ano.

“Os servidores da Justiça Eleitoral são um modelo de excelência, não existem servidores mais dedicados do que vocês. Saibam que vocês são essenciais para termos eleições seguras, lisas e com sossego. Como cidadã brasileira, conto com isso”, afirmou a presidente do TSE.

Comunicação do TRE-SP

segunda-feira, 22 de julho de 2024

G20 inicia semana de encontros econômicos e sociais no Rio

 

Agencia Brasil

Discussões abordarão taxação de super-ricos e combate à fome

O Rio de Janeiro inicia nesta segunda-feira (22) uma semana que faz jus à autointitulação de Capital do G20 (Grupo dos 20). Até sexta-feira (26) haverá encontros de alto nível entre autoridades da área econômica dos países que formam o bloco, além de eventos com ministros de áreas sociais. Um dos pontos altos será o pré-lançamento da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.

Na segunda e terça-feiras (23) será realizada a reunião de representantes de ministros das Finanças e presidentes dos bancos centrais dos países-membros. Os encontros fazem parte da Trilha de Finanças, o braço do G20 que trata de temas econômicos como tributação internacional, taxação de grandes fortunas – os chamados super-ricos – inclusão financeira, reforma dos bancos multilaterais de desenvolvimento e temas macroeconômicos. O evento é realizado no hotel Windsor Barra, na Barra da Tijuca.

Coordenadora da Trilha de Finanças do G20, a embaixadora Tatiana Rosito, secretária de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, é um dos nomes que representam a delegação brasileira nesses primeiros dois dias de reuniões.

As delegações dos países participarão de conversas para elaborar um documento conjunto que será entregue aos ministros das Finanças e presidentes de Banco Central, que farão reuniões na quinta-feira (25) e na sexta-feira (26). O conteúdo da Trilha de Finanças será um dos temas mais importantes da reunião de cúpula do G20, nos dias 18 e 19 de novembro, também no Rio de Janeiro, reunindo chefes de Estado e de governo dos países do G20.

O G-20 trata do crescimento e o desenvolvimento mundial por meio do fortalecimento da arquitetura financeira internacional e oportunidades de diálogo sobre políticas nacionais, cooperação internacional e instituições econômico-financeiras internacionais.

Em 2024, a presidência do G20 é exercida pelo Brasil. É a primeira vez que o país lidera as discussões do grupo multilateral. Uma das novidades sugeridas pelo governo brasileiro é o G20 Social, um movimento para fazer com que diversas vozes da sociedade tenham relevância nos debates que chegarão aos líderes internacionais.

Como forma de colocar em prática a participação social, a sociedade civil foi convidada a falar durante o encontro desta segunda-feira. É a primeira vez que isso acontece em uma reunião de representantes de ministérios das Finanças e de bancos centrais. Além dos 13 grupos de engajamento do G20, participarão representantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social e lideranças de favelas brasileiras que compõem o F20 (Favelas 20).

Aliança contra a fome

Em outra parte da cidade do Rio, o Galpão da Ação da Cidadania foi escolhido para sediar a reunião ministerial de Desenvolvimento, que integra a Trilha de Sherpas, lado mais político do G20. Os encontros começam hoje e terão as presenças dos ministros das Relações Exteriores, Mauro Vieira; do Planejamento, Simone Tebet; das Cidades, Jader Barbalho Filho; e da Igualdade Racial, Anielle Franco.

Também no Galpão da Cidadania acontecerá, na quarta-feira (24), um dos pontos altos da semana. Com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, será realizado o pré-lançamento da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, uma das prioridades da presidência brasileira do G20.

O governo brasileiro quer costurar um conjunto de ações para acabar com a miséria global, o que passa por formas de arrecadação e distribuição de recursos, além de troca de experiências bem-sucedidas. Na mesma quarta-feira será divulgada a mais recente edição do relatório O Estado da Segurança Alimentar e Nutrição no Mundo, do Fundo das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

O local de realização é simbólico, pois é onde funciona a Organização Não Governamental Ação da Cidadania, fundada pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, em 1993. A organização é um dos principais nomes da sociedade civil a lutar contra a fome no país.

A semana contará ainda com encontros bilaterais. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, por exemplo, terá reuniões com autoridades dos Estados Unidos, do Reino Unido e da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), conhecida como clube dos países ricos.

Também durante toda a semana, a sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) recebe um evento internacional do Grupo de Trabalho de Desenvolvimento do G20. Haverá seminários com representantes de governos, acadêmicos e organismos internacionais. Entre os presentes, nomes como o presidente eleito do Conselho Europeu, o ex-primeiro-ministro português António Costa, e a ex-presidente do Chile, Michelle Bachellet.

Grupo dos 20

A presidência brasileira do G20 vai até a reunião de cúpula de novembro. O G20 é composto por 19 países: África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, India, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia, e dois órgãos regionais: a União Africana e a União Europeia.

Os integrantes do grupo representam cerca de 85% da economia mundial, mais de 75% do comércio global e cerca de dois terços da população do planeta. A próxima presidência o grupo caberá à África do Sul.

Agencia Brasil -Edição: Kleber Sampaio

sábado, 20 de julho de 2024

Torne sua empresa mais produtiva com o Projeto ALI


O projeto ALI leva inovação às micro e pequenas empresas com o acompanhamento de um Agente Local de Inovação, que aplica uma metodologia ágil para solucionar problemas e otimizar processos.

Além disso, essa jornada é complementada com consultorias e soluções do Sebrae, de acordo com as necessidades identificadas durante o processo.

O programa contribui para que sua empresa identifique os problemas e implemente soluções inovadoras, aumentando o faturamento, reduzindo custos e dando os primeiros passos na transformação digital de seu negócio.

empresas participantes do projeto tiveram no ano de 2023 um aumento médio de Faturamento de 22% .

Inscreva-se já! Aperta aqui

(18) 3916-905o

Vagas limitadas

quarta-feira, 17 de julho de 2024

TRE-SP designa juízes para atuar na fiscalização da propaganda eleitoral

 

Foto : tre-sp.jus.br/

Magistrados ficarão afastados de suas funções na Justiça comum para atuar na 2ª Zona Eleitoral, responsável pelos processos referentes à propaganda eleitoral e pesquisa eleitoral na capital paulista

Em sessão realizada nesta terça (16), o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) aprovou o afastamento de dois magistrados e de uma magistrada de suas funções na Justiça comum para atuarem exclusivamente na fiscalização da propaganda eleitoral para as eleições municipais na capital paulista.

O juiz Rodrigo Marzola Colombini, titular da 2ª Zona Eleitoral — Perdizes, será o responsável pelo julgamento dos processos referentes à propaganda. Para auxiliá-lo, também foram afastados o juiz Murillo D’Ávila Vianna Cotrim, da 327ª ZE — Nossa Senhora do Ó, e a juíza Claudia Barrichello, da 254ª ZE — Vila Maria.

No período de 1º de agosto a 1º de novembro, competirá a esses magistrados analisar e julgar representações e reclamações sobre propaganda eleitoral, direito de resposta e local para realização de comícios de candidatos e candidatas a prefeito e vereador, entre outras atribuições.

“O afastamento ocorre em caráter extraordinário, visando atender às necessidades temporárias e excepcionais do serviço eleitoral e com base em circunstâncias quantitativas relacionadas às representações de competência da 2ª Zona Eleitoral”, ressaltou o presidente do TRE-SP, desembargador Silmar Fernandes. De acordo com o presidente, o número elevado de ocorrências relacionadas à propaganda nas eleições municipais faz com que seja necessário o exercício exclusivo das funções eleitorais.

Essa atuação exclusiva na Justiça Eleitoral está prevista no artigo 30, inciso III, do Código Eleitoral (Lei 4.737/65) e na Resolução nº 23.486/2016, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

As competências das zonas eleitorais do estado para registro de candidatura, propaganda e prestações de contas eleitorais foram definidas pela Resolução TRE-SP 637/2024.

A propaganda eleitoral, regulamentada pela Resolução TSE 23.610, é permitida a partir de 16 de agosto, dia seguinte ao término do prazo para o registro das candidaturas na Justiça Eleitoral.

De:imprensa@tre-sp.jus.br

Em Destaque